3 melhores formas de adquirir a casa própria

3 melhores formas de adquirir a casa própria

Uma realidade comum para a grande maioria dos brasileiros é o fato de que não é tão simples concretizar o sonho da casa própria. Por ser um bem de alto valor, principalmente se levar em consideração a localidade escolhida, esse objetivo acaba sendo adiado por muitos anos.

Porém, para quem está determinado a realizar essa meta, saiba que é possível investir em uma forma inteligente, que caiba no bolso e que esteja de acordo com a sua realidade financeira. Pensando nisso, selecionamos as 3 melhores formas de adquirir a casa própria para lhe ajudar a escolher a sua. Confira!

1. Financiamento

O financiamento é uma das formas mais populares de investir em um patrimônio. O principal motivo é o fato de poder adquirir o bem rapidamente. Ou seja, se você não tiver restrições no seu nome, contar com um bom score de crédito, puder comprovar sua renda e preencher os requisitos da financeira, muito provavelmente conseguirá o crédito.

O ponto negativo do financiamento é que, justamente pela facilidade e rapidez, essa modalidade de compra tem juros e, dependendo da empresa, não são nada baixos. Isso acontece porque esse modelo de crédito funciona como se fosse um empréstimo, ou seja, o banco lhe empresta o capital e você paga com juros e correção ao longo do tempo.

2. Reserva financeira

Montar uma reserva financeira é uma opção inteligente para quem está planejando adquirir um bem de alto investimento como um imóvel. Afinal, quem não gostaria de poder pagar à vista a compra de uma casa e ainda pechinchar um desconto? 

A desvantagem aqui é o tempo necessário para conseguir juntar todo o montante que equivalha ao imóvel. Além disso, muitas pessoas alegam não ter a disciplina para levantar o capital suficiente e acabam perdendo o foco no seu objetivo.

Porém, caso essa seja uma alternativa para você, saiba que é possível complementar a reserva aproveitando o saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Neste caso, você pode sacar o valor e depositar na conta bancária ou da corretora com a qual está montando sua economia.

3 formas de adquirir a casa própria bhminas corretora

3. Consórcio

Caso você não queira correr o risco de não conseguir juntar o dinheiro por não ter muito foco para isso, temos outra sugestão que é praticamente outra forma de poupar a grana, porém, com a responsabilidade de arcar com compromissos mensais por meio de um consórcio.

Essa é uma excelente alternativa para quem deseja investir no sonho da casa própria e não quer pagar juros, como no financiamento. No consórcio, você participa de um grupo para concorrer a uma carta de crédito no valor estipulado no momento da contratação e aguarda a contemplação para adquirir o seu imóvel. Também pode utilizar o saldo do seu FGTS para amortizar as parcelas. 

Abordamos aqui as melhores formas de adquirir a casa própria para você avaliar a opção ideal, respeitando o seu perfil como consumidor como a disponibilidade de tempo que poderá aguardar até conseguir concretizar o seu sonho —, a sua situação financeira no momento e outros fatores pessoais que influenciam nessa decisão.

Se você ficou interessado em saber mais, confira o nosso comparativo entre financiamento e consórcio! Você vai se surpreender!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440