Como escolher o consórcio ideal? 5 dicas para você não errar!

02/01/2022 23:34

Compartilhar:

Como escolher o consórcio ideal? 5 dicas para você não errar!

Quem não gostaria de comprar uma casa ou um carro sem pagar juros? Por meio do consórcio, isso é possível! E, apesar de não ser uma compra imediata, essa é uma das formas mais vantajosas de realizar um sonho para quem não tem pressa. 

Isso acontece porque o financiamento — modalidade também muito utilizada pelos brasileiros — se torna uma escolha cara, pois, no final das contas, o cliente pode chegar a pagar um valor que equivale a outro bem. Mas antes de escolher o consórcio ideal, entenda o que você precisa saber para tomar a melhor decisão. Boa leitura!

1. Entenda bem como funciona um consórcio

Nesse tipo de negócio, o consorciado escolhe o bem que deseja adquirir, paga um valor mensal para a administradora e entra em um grupo, que tem um cota fixa de pessoas que se autofinanciam. A partir disso, ele pode participar das assembleias e sorteios, dar lances e também deve seguir as regras estabelecidas em contrato.

CLIQUE AQUI E SOLICITE UM CONSÓRCIO

O que são lances, sorteios e carta de crédito?

O lance é um valor que o consorciado pode pagar para acelerar a aquisição do imóvel ou automóvel, por exemplo. Dar um lance aumenta suas chances de ser contemplado. Há ainda os lances embutidos, que é quando um consorciado não tem o dinheiro na hora para fazer a oferta e utiliza uma parte do valor da sua carta de crédito. 

Se ele for contemplado, o valor é descontado do montante que ele tem direito. Porém, nem todas as empresas trabalham com este tipo de lance; você deve se atentar a isso. Já a carta de crédito é a garantia de que a pessoa terá direito de adquirir o bem com a empresa. É o documento financeiro que o consorciado recebe quando é contemplado.

2. Escolha uma administradora autorizada

O consórcio é um negócio longo, por isso, o relacionamento entre consorciado e administradora deve ser transparente e seguro. Pesquisar sobre a reputação da empresa é essencial para iniciar a compra. A capacidade de oferecer o serviço, a qualidade do atendimento e a tradição são tão importantes quanto a economia que você procura.

3. Fique de olho nos prazos e no orçamento disponível

CLIQUE AQUI E SOLICITE UM CONSÓRCIO

A estimativa do prazo que você está disposto a esperar para ter sua casa ou seu carro é um fator muito importante a ser considerado ao tomar sua decisão. Além disso, é fundamental se atentar ao valor das parcelas e a tudo o que será cobrado pela empresa para administrar seu consórcio; cada uma trabalha com taxas diferentes.

4. Analise o comportamento dos membros do grupo

Outra forma de avaliar bem qual é o melhor consórcio é solicitar o histórico de lances do grupo. Assim, você consegue entender o comportamento dos membros e saber qual é o valor médio das ofertas. A partir disso, você terá uma estimativa real de quanto será necessário para dar o lance e aumentar suas chances de contemplação.

5. Leia atentamente o contrato antes de fechar negócio

Para finalizar, uma dica corriqueira, mas que muitas pessoas se esquecem de dar atenção: a leitura atenta do contrato. Cada tópico do documento deve ser lido, entendido e todas as dúvidas devem ser sanadas com o administrador do seu consórcio. Não hesite em perguntar e pesquisar, afinal, você está dando um importante passo para realizar um sonho.

Qualquer compra, negócio ou investimento que você faça deve ser muito bem avaliado antes do fechamento. Isso evita muitas dores de cabeça e frustrações no futuro. No consórcio não é diferente. Há muitos detalhes e condições que devem ser bem observados para você conseguir escolher o consórcio ideal.

Quer saber mais sobre como funciona o consórcio ou precisa tirar outras dúvidas? Entre em contato conosco! Será um prazer bater um papo com você! 

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!