Qual a diferença entre Corretora de Seguros e Seguradoras?

Qual é a diferença entre Corretora de Seguros e Seguradoras?

Você que está entrando no mundo dos seguros e não sabe por onde começar, vamos explicar de forma detalhada as principais diferenças e os pontos mais importantes entre corretora de seguros e  seguradoras.

Mas antes, você precisa saber o que é a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP:

É o órgão responsável pela regulação, controle, supervisão, fiscalização e incentivo das atividades de seguros. Vinculado juntamente com o Ministério da Fazenda. Além disso, também são encaminhadas as denúncias dos segurados contra as seguradoras, corretores de seguro e outros órgãos do mercado de seguros.

Seguradoras

A seguradora é uma empresa que se compromete a indenizar o cliente, de acordo com o contrato realizado entre ambos, dentro dos critérios técnicos e administrativos regulamentados pela SUSEP.

As funções da seguradora são:
> Disponibiliza os serviços de seguros;
> Responsável pelos riscos e indenização do segurado, mediante a apólice (acordo formal por escrito / contrato) firmada entre ambos;
> Responsável também pela emissão da apólice.

Corretora de Seguros

A corretora de seguros é uma empresa responsável pela intermediação entre o cliente e a seguradora e consultoria,  podendo ser pessoa física ou jurídica. Portanto, é ela que irá te auxiliar em tudo.

Essa são suas funções:
>Comercializa produto/serviços das seguradoras;
>Guia o cliente nas escolhas do seguro, de acordo com sua necessidade, apresentando as melhores opções de valores e benefícios; 
>Trata toda a parte burocrática contratual, garantindo o cumprimento de ambas as partes;
>Responsável pelas questões legais de todo o processo e contratações e renovações das apólices;
>Dá total suporte ao segurado em todos os momentos, desde o esclarecimento de dúvidas até ao acionamento do seguro contratado.

Diferença entre Corretora de Seguros e Seguradoras

Exemplificando de forma análoga: a seguradora é como se fosse a fábrica de produção, a corretora é a loja que comercializa os produtos dessa fábrica e acompanha o pós venda dando suporte e garantia; E a SUSEP é o órgão governamental responsável de ambas, que regulamenta e fiscaliza o serviço.

Vantagens de contratar uma corretora de seguros

Em outras palavras, podemos dizer que ela será o seu “braço direito”, ajudando, resolvendo e garantindo, com total segurança, todo o processo do serviço contratado.

Além disso, a BHMINAS é uma corretora de seguros  que trabalha com as melhores seguradoras do mercado e possui a melhor avaliação no google. Clique aqui e confira os comentários de vários clientes satisfeitos com nosso suporte e serviços.

Dúvida com algum termo ou palavra? Consulte nosso Glossário de Seguros.

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440