O que verificar no carro antes de viajar?

O que verificar no carro antes de viajar?

Além de garantir a segurança do motorista e dos passageiros ao pegar a estrada, investir em uma boa revisão antes de viajar também é importante para evitar gastos inesperados e prejuízos financeiros durante o trajeto. Afinal, quem faz uma viagem tem o objetivo de curtir o passeio e guardar apenas boas recordações e não surpresas desagradáveis, certo? 

Mas, afinal, o que verificar no carro antes de viajar? Quais são os itens básicos para se deslocar com segurança em carro próprio? De maneira geral, todo o veículo deve ser avaliado, mas nem sempre é possível devido ao alto investimento. Por isso, selecionamos os pontos que merecem atenção especial nessa situação. Acompanhe!

Óleo e filtro

Apesar de ser um item básico, muitas pessoas se esquecem de olhar o nível do óleo. Ele deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros e, se você vai fazer uma viagem de 400 quilômetros para ir e 400 para voltar, e faltam 300 para o óleo precisar ser substituído, não há dúvidas de que se você não trocar antes, terá problemas no trajeto. 

Além de garantir a troca em tempo hábil e com seu mecânico de confiança, você não terá que apostar em um produto de qualidade duvidosa e que poderá prejudicar o seu motor. Quando trocar o óleo, lembre-se de também mudar o filtro, pois as impurezas do motor podem sujar o óleo que você acabou de substituir.

Pneus

Outros elementos fundamentais de serem revisados antes de pegar a estrada são os pneus. Veja se eles não estão gastos demais e com poucos sulcos e, na dúvida, procure o seu mecânico. Mesmo que eles estejam em um estado em que você acredita que possam durar um pouco mais, como fará uma viagem longa é bom investir na troca.

o que verificar no carro antes de viajar bhminas corretora

Freio

O freio é um item que merece atenção especial, assim como os pneus. Todo o sistema de freios deve ser avaliado, ou seja, tanto o pedal quanto o freio de mão. Mesmo que você não perceba que o objeto está duro, com ruídos ou trepidações é bom pedir uma boa revisão.

Suspensão

Tão importante quanto o sistema de freio é o da suspensão do veículo: amortecedores, buchas, molas, pivô, bandejas e terminais também merecem uma avaliação completa antes de se aventurar na estrada, afinal, eles estão diretamente ligados à segurança veicular.

Radiador

Para que o motor não aqueça em excesso é necessário que a água do radiador esteja no nível adequado. É importante também obedecer a data limite da troca do líquido de arrefecimento do motor. Já viu aquelas cenas em que o veículo está parado e o capô aberto e fervendo? É para evitar esse tipo de coisa que você deve ficar de olho nesse item.

Luzes

Veja se todas elas estão funcionando como a luz de freio, o farol, a de ré e as lanternas. Esse cuidado é essencial pois garantem mais segurança tanto para o seu veículo quanto para os outros que também trafegam pela via, principalmente se for viajar à noite.

Bateria

Imagine que você fez uma parada e, na volta à estrada, gira a chave do carro e nada de ele ligar. Agora imagine o trabalho em encontrar um local para realizar esse tipo de assistência, principalmente se você não tem um seguro do automóvel. A bateria e todo o sistema elétrico do veículo pedem uma boa revisão antes de viajar. 

Por fim, mas não menos importante, deixamos a nossa dica extra de item de segurança para verificar antes de viajar: um seguro veicular. Esse tipo de serviço garante a assistência, comodidade e tranquilidade que você precisa para o seu carro, inclusive quando há surpresas negativas como furtos e roubos durante a viagem.

Já conhece como funciona? Aproveite e tire suas dúvidas sobre o seguro auto!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440