Seguro auto popular x seguro convencional: quais são as diferenças?

08/01/2022 14:48

Compartilhar:

Seguro auto popular x seguro convencional: quais são as diferenças?

Apesar dos altos índices de roubos e furtos no Brasil, somente cerca de 30% dos veículos são segurados. Alguns dos fatores que contribuem para este número é o fato de o brasileiro se arriscar e não entender que investir no seguro veicular é fundamental para proteger o patrimônio e, na maioria dos casos, pela falta de condições financeiras para arcar com essa despesa.

Neste sentido, o seguro auto popular surgiu como uma iniciativa para viabilizar o acesso da população a esse tipo de serviço. Já ouviu falar nesse produto? Sabe as diferenças entre ele e seguro tradicional? Qual vale mais a pena? Neste artigo, você vai tirar todas essas dúvidas. Acompanhe!

O que é o seguro auto popular e como ele funciona?

Coberturas básicas

O seguro auto popular é uma modalidade de seguro automóvel regulamentada, que é disponibilizada às pessoas que querem proteger o seu veículo por um valor relativamente mais acessível. Falamos em “relativamente” e em breve você entenderá o motivo. Neste momento, vale a pena entender como funciona esse tipo de seguro.

Podemos dizer que o seguro popular é um produto especial; foi criado em 2016. O serviço foi feito com o objetivo de resguardar veículo e, apesar do valor mais baixo, permite que o segurado personalize o plano incluindo alguns tipos de cobertura. Porém, há alguns critérios que devem ser respeitados nesse tipo de contratação.

A regulamentação dessa categoria não estabelece restrições, mas permite que as seguradoras façam as suas. Há empresas exigem que o veículo tenha uma idade mínima para que esse tipo de seguro possa ser feito.

Além disso, muitas seguradoras enquadram há alguns modelos de carros específicos como requisitos para utilizarem o seguro popular. Ou seja, não são todos os tipos de carros populares que podem ter o serviço como proteção.

Quais as diferenças entre o popular e o convencional?

A principal diferença entre o seguro auto popular e o seguro tradicional é a possibilidade de troca de peças em casos de reparo. Quem contrata um seguro padrão tem direito a substituição por peças novas. Já para quem opta por um seguro popular, o conserto do veículo será feito com itens usados, genéricos ou recondicionados.

Porém, para esse último, a regra não se aplica nos casos em que for preciso restaurar itens diretamente ligados à segurança das pessoas, como freio e suspensão. Neste caso, os componentes têm de ser originais. Entenda que esses equipamentos de segunda mão somente podem ser aproveitados se forem provenientes de desmanches legalizados.

Lembra-se de que lá em cima falamos em valores relativamente mais acessíveis? Isso se dá pelo fato de a indenização em caso de sinistro, no seguro popular, não cobrir 100% da Tabela Fipe, na maioria dos casos. Além disso, a franquia pode ter valor mais alto do que a cobrada nas contratações convencionais.

Ou seja, dependendo do tipo de ocorrência com o veículo, o seguro popular pode sair pelo mesmo valor que o seguro tradicional ou ainda mais alto. Contudo, como vimos, os dois tipos de seguro veicular têm as suas vantagens. Vale a pena analisar o seu caso e colocar tudo na ponta do lápis, desde que você não abra mão da sua segurança.

O que acha de conhecer os benefícios e as condições para contratar um seguro automóvel e fazer uma cotação agora mesmo? Aproveite e fale com um de nossos consultores!

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!