Como funciona o seguro automóvel?

28/12/2021 19:42

Compartilhar:

O que é e como funciona o seguro automóvel?

Ouvimos muito falar em como é importante ter um seguro automóvel e proteger o patrimônio, mas para quem está avaliando a possibilidade de contratar e escolher o melhor seguro para o seu veículo pode surgir a dúvida sobre o que é e como funciona esse tipo de serviço.

O seguro auto é um instrumento firmado entre segurado e seguradora que permite ao primeiro ter direito à indenização enquanto paga um valor para que a seguradora cubra os riscos de eventuais acidentes, roubos, furtos, desastres naturais e outros. Cada proposta é elaborada considerando-se o perfil do cliente. Entenda como funciona!

Como funciona o seguro automóvel?

Ao contratar um seguro auto, tão importante quanto verificar o valor e as formas de pagamento oferecidos pela seguradora, é fundamental atentar-se a cada detalhe do contrato e ter ciência de todas as coberturas que você terá direito em caso de sinistros.

O primeiro passo é entrar em contato com uma corretora de seguros de sua confiança. Em uma conversa franca com o corretor — que é o profissional especializado —, ele entenderá qual é a sua realidade e vai conseguir lhe indicar o seguro que mais atenda às suas necessidades.

Se você viaja bastante ou utiliza o carro em avenidas muito movimentadas; se outra pessoa também vai dirigir o carro com frequência e outros detalhes sobre sua rotina são levados em consideração para traçar o seu perfil. A partir disso, o corretor será o responsável por fazer a intermediação entre cliente e seguradora.

 

Quais são os principais termos utilizados em uma contratação?

Existem algumas palavras inerentes do mercado segurador que você deve conhecer ao realizar a contratação de um serviço. Isso o ajudará a entender melhor algumas definições existentes na sua proposta. Vamos a elas!

Apólice

É o contrato em si, firmado entre seguradora e segurado. É nela que estarão discriminadas todas as garantias contratadas, o período vigente, quais partes do veículo e em quais situações o seguro cobre ou paga a indenização e em quais não. 

Prêmio

O prêmio é o valor que você investe para ter direito ao seguro. Sim, é uma forma de investimento, pois você está, efetivamente, investindo na sua segurança, da sua família e de outras pessoas que circulam pelo trânsito. É muito melhor andar prevenido do que ter seu patrimônio desprotegido e despesas inesperadas.

Franquia

É o desembolso que você terá para consertar o seu carro em caso de ocorrer um sinistro. Na apólice de cada proposta vem descrito o valor dessa franquia. Vamos supor que houve um acidente com o carro e que o prejuízo avaliado é até o valor da franquia, que é de R$ 2 mil, por exemplo.

Nessa situação, você é quem será o responsável pelo pagamento do conserto e não a seguradora. Agora, se o reparo teve um valor maior do que o da franquia — que também pode ser entendida como uma coparticipação do segurado —, a seguradora é quem deverá cobrir os custos para arrumar o veículo.

Quais são os principais tipos de indenização?

Geralmente, quando há danos ao veículo, se as avarias puderem ser consertadas por um valor abaixo de 75% do seu valor de mercado, considera-se perda parcial e a indenização será sobre o custo do conserto. Já se os estragos forem superiores a esse percentual, a situação é diferente.

Muitas vezes, há perda total e a indenização é integral, ou seja, o segurado tem direito a um novo veículo. O mesmo acontece quando há furto ou roubo. Porém, nessas situações, o ressarcimento é total somente se o bem não for recuperado antes da data do pagamento da indenização realizada pela seguradora.

Entender como funciona o seguro automóvel é fundamental para que você consiga fazer uma escolha consciente e que atenda ao seu perfil. Se preferir, nós podemos tirar outras dúvidas e fazer uma simulação para você avaliar qual é o melhor seguro para o seu veículo!

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!