Como funciona o seguro viagem e como contratar um

Como funciona o seguro viagem e como contratar um?

Por ser uma contratação de precaução, muitas vezes, o seguro viagem é visto como algo dispensável. Mas é justamente o contrário. Ele deve fazer parte de todo o planejamento da viagem. Afinal, ninguém gostaria de ter problemas de saúde ou com extravio de bagagens como lembranças de um passeio que era pra ser inesquecível, não é verdade?

Assim como tudo na vida, imprevistos também podem acontecer durante uma viagem que foi planejada por meses ou anos. Não coloque esse momento em risco! Seja para passear com a família, com os amigos ou mesmo sozinho, não abra mão da comodidade e segurança de desfrutar de uma viagem tranquila. Entenda o que esse tipo de seguro pode lhe oferecer!

O que é o seguro viagem e o que ele cobre?

O seguro viagem é um serviço contratado antes de viajar que lhe garante assistência financeira em eventuais contratempos durante o passeio. E, ao contrário do que se possa imaginar, o seguro não oferece só proteção contra extravios de bagagens. A principal cobertura é a assistência médica se houver algum problema de saúde durante o percurso.

O produto é disponibilizado principalmente para viagens internacionais, já que é um tipo de seguro que impõe uma distância mínima da residência do contratante para ser utilizado. Para cada destino há critérios específicos para contratação. Em países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, há exigência de seguros especiais, sendo inclusive, vedada a entrada de quem não possui a cobertura.

Essa modalidade de seguro funciona como uma espécie de plano de saúde temporário para ser utilizado (ou indenizado) durante no deslocamento em caso de imprevistos. É uma segurança para não precisar arcar com despesas inesperadas. Além da cobertura principal, há outras que podem ser contratadas de acordo com as preferências do viajante e com o país de destino:

  • Despesas médicas hospitalares e odontológicas;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Para casos de interrupção ou cancelamento da viagem;
  • Para ter direito a acompanhante em caso de internação prolongada;
  • Roubo, extravio ou danos à bagagem;
  • Localização da bagagem extraviada;
  • Assistência funeral nos casos em que houver morte;
  • Indenização por morte ou invalidez permanente ou total;
  • Traslado médico ou repatriação (garante o retorno do indivíduo em casos de doenças, acidente ou falecimento).
Como acionar o seguro viagem em caso de emergência bhminas corretora de seguros

Como acionar o seguro viagem em caso de emergência?

Ao contratar o seguro é imprescindível que você já anote os dados de contato da seguradora de forma acessível. De preferência em vários meios como no celular, em uma agenda e também deixar com alguém de confiança e que não vá junto no passeio. Em casos de urgência, ligue diretamente para a seguradora e explique o ocorrido.

A operadora vai lhe orientar sobre o que fazer e quais locais procurar em caso de emergência médica ou situações em que precise procurar a polícia ou a justiça. Nas situações mais delicadas, dependendo do tipo de seguro contratado, é possível que a empresa acione o plano e envie um médico até você.

Ao entender as características fundamentais e o funcionamento de um seguro viagem é possível perceber que a contratação não é apenas questão de escolha e sim, uma atitude segura e consciente para fazer da viagem a melhor possível. Isso só será viável se você escolher uma seguradora de confiança e que lhe ofereça serviços com total transparência.

Vai viajar com a família nessas férias e não quer que nada dê errado? Tem coisas que não podemos prever, mas podemos nos prevenir! Então, aproveite e faça sua cotação de seguro viagem com a BHMINAS!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440