04/01/2022 02:53
Apesar de ter surgido no Brasil na década de 60, o consórcio ainda é uma modalidade de concessão de crédito desconhecida por muita gente. Ou ainda, muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem bem como ele funciona pela tendência em acreditar que o financiamento é a melhor opção para adquirir um bem. Mas não é exatamente assim.
O que muitos não sabem é que o consórcio surgiu como uma oportunidade em meio à falta de oferta de crédito direto ao consumidor. Com a instalação da indústria automobilística no país, funcionários do Banco do Brasil se reuniram para formar um grupo para se autofinanciar. Assim, todos os participantes conseguiriam adquirir seus veículos com a arrecadação dos recursos levantados entre si.
A proposta inicial do consórcio era a de financiar a aquisição de automóveis, mas essa modalidade deu tão certo que cresceu entre a população. Hoje é utilizada também para compra de imóveis e diversos outros produtos e serviços. Você faz parte da turma dos que não sabem bem como funciona um consórcio? Aproveite este artigo para ficar por dentro!
CLIQUE AQUI E SOLICITE UM CONSÓRCIO
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, Abac, define a modalidade como uma “compra baseada na união de pessoas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços”. E como seu objetivo é a promoção do crédito direto, o consórcio tende a evitar a burocracia.
Exemplo disso é que você não precisa passar por uma análise de crédito tão rigorosa quanto a do financiamento.Também não é necessário ter muito dinheiro para investir nesse tipo de negócio. Você escolhe o bem que quer adquirir, a administradora lhe indica o grupo ideal e também faz a gestão desse fundo de forma transparente.
Outra vantagem do sistema de consórcios é que não são cobrados juros e nem Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas parcelas. Isso porque não é feito nenhum empréstimo. O único valor pago é o cobrado pela administradora para realizar o serviço. Porém, este não se compara às altas prestações dos financiamentos.
O consórcio tem sua origem relacionada diretamente à indústria automobilística. Com a sua popularização, o leque de opções foi sendo ampliado. Atualmente, o consorciado pode adquirir bens de diversas categorias e dentro da categoria escolhida, consegue optar por qualquer tipo, marca e outras variações do produto ou serviço escolhido.
No consórcio você aguarda um período até adquirir a sua carta de crédito. Esse tempo varia de acordo com a modalidade escolhida e com o perfil do consorciado. Existem pessoas que optam pelo consórcio, principalmente, pela possibilidade de se planejarem melhor e conquistarem o sonho em médio ou longo prazo.
Um mecanismo com tamanha relevância econômica e social como é o consórcio não poderia deixar de contar com uma legislação específica. Desde 1991, a regulamentação e fiscalização é exercida pelo Banco Central do Brasil. Em 2008 ocorreu o seu marco legal, com a edição da Lei 11.795, que trata exclusivamente sobre o Sistema de Consórcios.
Agora que você entendeu melhor como funciona um consórcio, também percebeu como o negócio é vantajoso para conseguir realizar seus sonhos, certo? Um sistema cooperativo, isento de juros, amparado por lei e com tantos outros benefícios que vimos só tende a ganhar pontos entre as opções de compra disponíveis no mercado.
Ainda não está convencido e não se decidiu entre o consórcio e o financiamento? Este artigo vai tirar suas dúvidas!
Faça sua cotação online e contrate agora!
Qual é o valor de um seguro residencial? Ao ouvir a palavra “seguro” muitas pessoas já imaginam que é uma
Roubo de retrovisor. O que fazer? Tenho direito a indenização? Roubo de Retrovisor só vem aumentando e a nossa preocupação também!
SEGURO INCÊNDIO É OBRIGATÓRIO? Quando um contrato de locação está sendo formalizado, é bem provavel que surja esta pergunta. Saiba mais...