O que o seguro residencial cobre?

O que o seguro residencial cobre?

Ter um seguro residencial vai muito além de ficar protegido de prejuízos financeiros em caso de sinistros em casa. É ter, além dessa segurança, o conforto de saber que tudo ficará bem para você e sua família nas situações mais adversas. No entanto, assim como qualquer modalidade de seguro, o residencial também conta com vários tipos de coberturas.

Desde as mais básicas (e obrigatórias) até as que oferecem serviços à parte, existem diversos perfis de seguro para residências e eles também podem ser contratados de acordo com o que você mais prioriza.

Neste artigo, vamos explicar sobre o que o seguro residencial cobre. Continue a leitura!

Coberturas básicas

Todo seguro residencial tem cobertura contra incêndios. Isso é estabelecido por lei e, segundo a Superintendência de Seguros Privados, a Susep, os danos causados por incêndios, queda de raios e explosão provocada por gás de uso doméstico têm seus prejuízos garantidos pela cobertura principal, entretanto é muito importante que você tenha acesso às condições gerais da apólice de seguro. 

O seguro contra incêndio é obrigatório devido à grande probabilidade de ocorrer esse sinistro em relação aos demais tipos de imprevistos. Contudo, cada residência tem suas particularidades e o seguro é específico para cada caso.

As consequências do incêndio tais como desmoronamento, impossibilidade de remoção e proteção dos salvados, as despesas tidas no combate ao fogo, as de salvamento e de desentulho do local — afinal, além da perda, você terá de lidar com esses detalhes — também estão previstas nesse tipo de seguro.

Muito importante você entender também que, nos casos de locação de imóveis, o seguro contra incêndio é de responsabilidade do locador, podendo, por lei, ser repassada ao inquilino. Entretanto, essas condições devem ser do conhecimento de todos e constar no contrato de aluguel. A vantagem é que esse tipo de cobertura está entre as modalidades de seguro mais baratas do mercado.

Coberturas extras

seguro incencio bhminas corretora de seguros

Como o objetivo do seguro é fazer com que o segurado se sinta protegido de verdade e fique sossegado por estar resguardando o seu patrimônio, as corretoras têm por objetivo entender o perfil do cliente para que posteriormente possa indicar a modalidade que mais lhe atenda, respeitando e de acordo com seu estilo de vida e o local onde mora.

Assim, o seguro residencial também pode incluir coberturas extras contra danos causados por:

  • furto e roubo;
  • danos elétricos (que pode prever também o ressarcimento de equipamentos eletroeletrônicos);
  • vendaval;
  • queimadas em zona rural;
  • explosões;
  • terremotos;
  • tempestades;
  • alagamento;
  • impacto de veículos;
  • queda de aeronave;
  • serviço de chaveiro;
  • serviço de vidraceiro;
  • bombeiro hidráulico;
  • segurança e vigilância, entre outros.

Ao analisar sobre o que o seguro residencial cobre a resposta é que além da cobertura básica contra incêndios, os demais serviços vão depender do que foi contratado por cada segurado. Entretanto as coberturas adicionais podem ser vistas como essenciais para algumas pessoas pela conveniência que oferecem, mas para outras, podem não ser tão importantes.

Ficou interessado em descobrir mais sobre como um seguro pode proteger o seu lar e garantir comodidade e proteção para sua família e seu patrimônio? Entre em contato com a BHMINAS e solicite um orçamento para garantir a segurança da sua residência!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440