Por que alguns bairros são mais caros do que outros?

04/01/2022 03:02

Compartilhar:

Por que alguns bairros são mais caros do que outros?

Toda cidade, independentemente do seu porte, conta com bairros de diferentes classes sociais, dos perfis mais nobres aos mais simples.

Apesar das divergências socioeconômicas enfrentadas por grande parte das metrópoles, o ponto positivo disso é a possibilidade da integração de pessoas e da diversidade de realidades distintas.

Se você for comprar um imóvel, por exemplo, verá que o contraste de preços desses bens pode ser enorme de uma região para outra, mesmo com apartamentos ou casas de tamanhos e perfis semelhantes em ambas as localidades. Mas o que faz de um bairro mais caro do que outro em uma mesma cidade? Isso é o que você vai descobrir agora, a partir da leitura deste artigo!

A localização influencia no valor dos imóveis

Um bairro que tem uma localização estratégica, perto das principais vias de acesso da cidade tende a ser mais procurado e ter o metro quadrado mais valorizado do que aqueles mais afastados e em que a comunidade terá mais dificuldade para se locomover.

Imagine uma região que não oferece transporte adequado aos moradores e que estes precisem fazer várias baldeações ou percorrer muito tempo de carro para chegar ao trabalho. Certamente esse bairro será menos atrativo para venda de seus imóveis, perdendo mercado para regiões melhor localizadas.

Uma boa infraestrutura atrai mais moradores

Uma região localizada próximo de shoppings centers, de escolas, faculdades, farmácias e todo tipo de comércio tende a ser mais valorizada do que outras que não oferecem serviços essenciais à população.

Mesmo que um bairro conte com ótimos imóveis para compra ou aluguel, se não contar com uma infraestrutura adequada perde atratividade e pode contribuir para a sua desvalorização.

A segurança do local conta muitos pontos

Todo comprador, ao verificar preços de imóveis para morar, observa alguns critérios básicos e que são indispensáveis para fazer a sua escolha. Um deles — que inclusive é um dos principais — é a segurança da região. Uma área com altos índices de criminalidade também passa a ser desvalorizada.

Mesmo que você more em uma das cidades mais seguras do país e invista em recursos essenciais para a segurança da sua família, optar por um bairro que é reconhecido pela tranquilidade no entorno permite que você evite um pouco das frustrações com assaltos e furtos.

A oferta de mais segurança também se baseia na atração de moradores de poder aquisitivo mais alto, pois, como consequência, podem investir em medidas de segurança que, provavelmente, não poderiam ser adotadas por pessoas que moram em áreas mais periféricas, como porteiros 24h e um sistema de monitoramento integrado.

Tudo isso contribui para que o bairro atraia somente moradores de classes mais altas e de grande potencial econômico, influenciando e supervalorizando, cada vez mais, o valor dos imóveis e terrenos da região, já que essa é reconhecidamente mais segura para morar ou abrir um negócio.

Responder à pergunta por que alguns bairros são mais caros do que outros requer o entendimento de uma série de fatores que impactam fortemente no valor do metro quadrado vendido em uma região e assim, no valor de empreendimentos. Isso faz toda a diferença para quem está procurando um imóvel novo e avaliando os melhores bairros.

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!