08/01/2022 14:48
A contratação de um seguro automóvel é um passo muito importante para sua segurança e exige uma série de procedimentos, incluindo a análise da documentação. Suponha que você já fez uma cotação de seguro veicular, decidiu fechar negócio, mas surgiu a dúvida: é possível contratar o seguro com os documentos atrasados?
Essa é uma pergunta muito comum entre os motoristas, tendo em vista que anualmente eles devem arcar com vários impostos e despesas que atestam a legalidade do veículo. Porém, sabemos que nem sempre é fácil manter essa documentação em dia e é para explicar essa situação que preparamos este artigo. Continue a leitura e entenda!
É importante entender que, mesmo atuando de acordo com regras impostas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), cada seguradora pode estabelecer condições diferentes para o processo de análise de suas apólices.
Isso quer dizer que, para contratação do seguro veicular, há seguradoras que aceitam documentos atrasados e outras não. No entanto, vale ressaltar que muitas dessas empresas permitem que a apólice seja firmada nesse caso, exceto quando é o licenciamento que está atrasado.
Ou seja, como o licenciamento é um dos documentos mais importantes e que atesta a conformidade do veículo, a maioria das empresas costumam recusar o seguro quando ele consta em atraso. Do contrário, é possível que se faça uma avaliação com a documentação atrasada, porém, vale a pena sempre consultar o seu corretor.
Além do licenciamento atrasado, principal situação que resulta na recusa do seguro, outros fatores também podem influenciar para a negativa. Confira quais são os mais comuns:
Tenha em mente que as seguradoras têm o prazo de 15 dias para fazer a análise do seguro veicular e devem informar, por e-mail ou telefone, o motivo da recusa. Por isso, é muito importante consultar um corretor de seguros antes de tentar fechar uma cotação feita online; ele será um facilitador e orientador durante esse processo.
Se o cliente contratou o seguro à época com os documentos em dia, mas na data em que ocorreu o sinistro a documentação já esteja vencida, há, geralmente, duas opções a serem negociadas entre seguradora e segurado.
A primeira delas é quando o veículo apresenta perda total e, neste caso, a seguradora costuma pagar a indenização normalmente, mediante à regularização dos documentos. Ainda, para esse tipo de sinistro, é possível que a empresa desconte o valor para a regularização do total devido na indenização e cuida dessa parte para o segurado.
Já quando o sinistro resulta em perda parcial do veículo, poderá ser acordado a regularização da documentação o quanto antes ou ainda após a finalização do reparo. Por isso, é importante estar atento às condições de cada apólice.
Percebeu como, dependendo de quais documentos estão atrasados, é possível fazer a contratação do seguro automóvel? Porém, a nossa dica é evitar o atraso desse tipo de regularização e esforçar-se para andar em dia com as leis, pois isso, certamente, lhe trará muito mais tranquilidade e segurança.
Faça sua cotação online e contrate agora!
Qual é o valor de um seguro residencial? Ao ouvir a palavra “seguro” muitas pessoas já imaginam que é uma
Roubo de retrovisor. O que fazer? Tenho direito a indenização? Roubo de Retrovisor só vem aumentando e a nossa preocupação também!
SEGURO INCÊNDIO É OBRIGATÓRIO? Quando um contrato de locação está sendo formalizado, é bem provavel que surja esta pergunta. Saiba mais...