Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio?

Quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio?

Neste blog trataremos assuntos relacionados aos sorteios e formas para que você seja contemplado no consórcio.

O consórcio funciona como uma espécie de poupança que é formada por um grupo que se autofinancia, com a vantagem de não cobrar juros por isso. Há uma administradora que fica responsável por sugerir o melhor tipo de consórcio para cada pessoa e também por gerenciar este grupo, realizando os sorteios e as contemplações.

Por mais vantajoso que seja, muitas pessoas ainda ficam com receio de contratar o consórcio devido ao tempo que deve aguardar para adquirir o bem. Porém, ressaltamos que não necessariamente a sua carta de crédito vai demorar tanto para sair quanto a de outra pessoa que esperou por anos. Entenda os fatores que influenciam no tempo para ser contemplado no consórcio.

Contemplação por sorteio

Existem três formas de ser contemplado nessa modalidade de compra: por sorteio, por lance ou por término do grupo ou do contrato. Por isso falamos que no consórcio cada caso é um caso e as condições variam muito. O sorteio, por exemplo, é realizado nas assembleias de todo mês e nelas, geralmente, um consorciado é sorteado aleatoriamente; um por vez.

Dessa maneira, todos os integrantes têm a mesma chance de contemplação, sendo uma questão de sorte mesmo. Os sorteios são realizados de forma transparente e podem (e devem!) ser acompanhados por todos os membros do grupo. Contudo, para participar das assembleias a pessoa não pode ter débitos junto à administradora.

Contemplação por lance

Dar um lance significa pagar algumas parcelas antecipadamente. Assim, você tem uma oferta e se ela for a maior do grupo naquele mês, você será o contemplado! Essa é a melhor forma de antecipar a aquisição da sua carta de crédito. Quem consegue dar um lance diminui muito o tempo que levaria para ser premiado.

Existem muitos casos em que, devido ao lance, o consorciado conseguiu adquirir a carta em poucos meses depois de entrar no grupo. Ou seja, se você quer acelerar a realização do sonho da casa ou do carro próprios, o lance é sua melhor chance! Porém, sabemos que nem sempre isso é possível. Uma dica é utilizar o FGTS para realizar seus projetos.

consórcio de imóveis bhminas corretora

Contemplação por final do grupo

Existe ainda a forma de adquirir a carta de crédito no final do grupo; essa sim, é uma maneira mais demorada de ter o bem em mãos. Imagine a situação de um participante que não foi contemplado durante as assembleias e nem deu um lance. Ao final, quando os outros já tiverem adquirido suas cartas, quem ainda não tiver sido sorteado leva o prêmio por último.

Apesar de ser uma estimativa de longa de espera, muitos consorciados até preferem assim, pois é o tempo ideal para conseguirem realizar o seu planejamento. Por exemplo, se um casal pretende se casar em cinco anos, podem se organizar dentro deste tempo, pois a contemplação antes do previsto, neste caso, não seria interessante para eles.

Percebeu como realmente cada caso é diferente quando se trata de consórcio? As condições para ser contemplado leva em consideração o perfil do consorciado, como seus pagamentos em dia para ter direito a participar das assembleias; o lance que ele pretende dar e, principalmente, o tempo que ele está disposto a esperar para realizar seu sonho.

Ainda tem dúvidas de como funciona e como escolher o consórcio ideal para você?

Este artigo foi elaborado para responder a essas perguntas. Aproveite a leitura!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440