O consórcio imobiliário tem juros?

O consórcio imobiliário tem juros?

A decisão de investir na casa própria é um passo muito importante na vida das pessoas, pois é uma compra de alto valor financeiro e emocional envolvidos. Por isso, todo o projeto deve ser bem avaliado e todas as contas colocadas na ponta do lápis para que a realização desse sonho seja bem estruturada e não haja frustrações futuras.

O consórcio imobiliário é uma das melhores formas de adquirir esse tipo de bem, pois é uma das únicas modalidades de compra que não tem juros, você sabia? Além de ser um modelo para aquisição de imóveis que pode ser planejado com paciência, é uma das formas mais econômicas e vantajosas. Entenda os motivos a partir desta leitura!

Por que o consórcio imobiliário não tem juros?

o consorcio imobiliario tem juros bhminas corretora de seguros

Ao contrário do financiamento, no consórcio não há empréstimo de dinheiro por parte de uma instituição bancária e sim, um grupo que se autofinancia para a aquisição de bens de alto valor e o segmento imobiliário é um dos que mais contam com novos consorciados.

Ou seja, no financiamento, o banco empresta o valor para o cliente e a compra é concretizada rapidamente, por isso, cobra-se os juros do montante que foi concedido. No entanto, muitas pessoas preferem investir no bem com o próprio dinheiro e não entrar em dívidas. Afinal, comprar com o dinheiro dos outros sempre sai mais caro.

O que o consórcio cobra, afinal?

Já no consórcio, o cliente escolhe o bem que deseja adquirir e é inserido em um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo. Esse grupo também é definido pelo valor da carta de crédito selecionada. A partir daí, o consumidor passa a participar das assembleias, que são as reuniões onde há contemplações mensais e são dados os lances pelos consorciados.

Para que tudo isso seja possível, existe o trabalho de uma administradora, que é a empresa que gerencia todo o consórcio. É aí que entra a cobrança do consórcio, feita por meio da taxa de administração

Essa é outra vantagem do consórcio, pois, muitas vezes, mesmo com a taxa da administração, ao final, o valor investido no bem, por meio dessa modalidade de compra, ainda continua sendo vantajoso em relação aos juros de financiamentos, pois, como sabemos, nem sempre são atraentes. Afinal, juros são juros!

Além das parcelas mensais, escolhidas por você e de acordo com proposta contratual, a taxa de administração é inserida como pagamento à administradora. A quantia varia de acordo com o valor da carta de crédito e as condições de cada empresa. Por isso, o seu corretor ou o consultor de consórcios é a melhor pessoa para tirar todas as dúvidas. 

Gostou de saber que o consórcio imobiliário não tem juros? É uma ótima forma de adquirir bens se você não quer contrair dívidas e pode aguardar pela contemplação. Porém, como dissemos, toda compra deve ser bem avaliada antes de dar o próximo passo.

Quer saber se o consórcio é para você? Neste artigo, podemos ajudá-lo a entender se você tem o perfil ideal para investir no consórcio e quando ele realmente vale a pena! Não deixe de conferir!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440