O que é e como funciona o seguro de Responsabilidade Civil?

O que é e como funciona o seguro de Responsabilidade Civil?

Quando falamos em seguros, as modalidades de seguro automóvel, de vida e residencial podem ser as que mais surgem imediatamente em nossas mentes, mas saiba que há um tipo que é muito importante e deve ser considerado por todos nós: o seguro de responsabilidade civil. Já ouviu falar nele ou este nome lhe é estranho?

O seguro de responsabilidade civil visa garantir ao segurado a indenização dos prejuízos causados por ele a terceiros. Ou seja, além de assegurar que outra pessoa tenha cobertura e assistência quando houver algum tipo imprevisto, essa modalidade garante ao contratante que ele não perderá parte do seu patrimônio por conta de despesas inesperadas. Continue a leitura e entenda mais sobre este assunto!

Como funciona o seguro de responsabilidade civil?

Esse tipo de seguro pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, sendo ainda muito importante que empresas se atentem para a necessidade de garantir essa segurança aos seus clientes e colaboradores. Imagine, por exemplo, que durante uma obra realizada em um prédio uma placa caia na cabeça de uma pessoa que passava pelo local.

Neste caso, a empresa responsável deverá arcar com todo o tratamento necessário para que o pedestre tenha assistência médica e hospitalar, assim como remédios e demais itens ideais para sua recuperação. Além de garantir que a pessoa lesionada seja assistida da melhor forma diante do imprevisto, a companhia será indenizada (pela seguradora) pelos pagamentos realizados durante o processo.

o seguro de responsabilidade civil

Quais são os tipos de cobertura presentes no seguro de responsabilidade civil?

Existem diversos tipos de abrangências quando o assunto é responsabilidade civil. Uma cobertura bastante comum é aquela presente no seguro automóvel contratada, muita vezes, pelo por quem faz seguro do automóvel. Neste caso, quando o próprio segurado lesiona outras pessoas durante um acidente de carro, ele deve custear tanto as despesas para conserto do veículo de terceiros quanto a assistência médica ou hospitalar.

Porém, entenda que o tipo de cobertura para essas situações vai depender do plano e do seguro contratado. Ou seja, se o segurado investir em um coberturas mais completas, assim também será sua indenização. Confira mais alguns exemplos de seguros de responsabilidade civil:

  • responsabilidade civil familiar: responsabiliza nos casos em que seu cachorro atacar uma pessoa na rua, por exemplo;
  • para prática de esportes: quando alguém sob sua responsabilidade se lesiona durante a atividade;
  • responsabilidade civil para empregados domésticos: indeniza empregados e babás ou suas famílias nos casos em que há morte, invalidez ou qualquer outra situação que o impeça de trabalhar causada por acidente de trabalho;
  • seguros profissionais para segurança de médicos, engenheiros, profissionais de obras civis, profissionais de tecnologia e telecomunicações, entre outros.

Entender a importância do seguro de responsabilidade civil é fundamental para você identificar situações em que pode recorrer à esse tipo de proteção quando surgirem imprevistos, prevenindo que você tenha grandes perdas financeiras. Para todas as situações, existe um seguro ideal para você e de acordo com as suas necessidades!

E você, já conhecia o seguro de responsabilidade civil? Já sabia sobre a extensa lista de coberturas presentes nessa modalidade de seguro? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440