Por que o seguro automóvel é mais barato para as mulheres?

Por que o seguro automóvel é mais barato para as mulheres?

Até alguns anos, as mulheres pagavam mais barato para entrar em boates, festas e confraternizações com a premissa de consumirem menos do que os homens. Porém, a luta pela igualdade entre os gêneros tem mostrado que essas medidas não eram eficazes porque há homens e mulheres com perfis comportamentais diferentes na área social.

No segmento econômico, porém, há explicações sociológicas para a cobrança reduzida para as mulheres, como acontece com o seguro do veículo. Sim! As mulheres tendem a pagar menos nesse tipo de contratação, você sabia? Continue a leitura para entender os motivos pelos quais o seguro automóvel é mais barato para mulheres!

As mulheres são mais cautelosas no trânsito

Iniciamos pelo motivo mais simples de entender e que poucos discordariam: as mulheres costumam ser mais prudentes no trânsito, zelando pela sua segurança, a dos passageiros e de outros motoristas. A ocorrência de sinistros entre elas é bem menor do que as dos homens, por isso, conclui-se que o sexo feminino é mais cuidadoso nesse sentido.

Além de praticarem mais a direção defensiva — focadas na atenção, habilidade, ação e previsão —, as mulheres são também as que mais utilizam o cinto de segurança, já que grande parte dos homens costuma ser mais relapso em relação a este item.

Ainda neste sentido, outro fator que contribui para que o seguro automóvel seja mais barato para elas é o fato de participarem menos de rachas e respeitarem mais o limite de velocidade. Os homens, por natureza, tendem a ser mais aventureiros, por isso, colocam-se em situações de riscos constantemente.

Os carros escolhidos por elas, geralmente, são menos visados para roubos

Esse é outro ponto importante e fundamental para as mulheres pagarem menos com seguro de carro. Geralmente, os modelos escolhidos pele sexo feminino são os menos potentes e menos visados pelos criminosos. Assim, enquanto é muito comuns que os homens priorizem carros mais poderosos e velozes, as mulheres visam mais a segurança e os itens necessários para andarem protegidas.

as mulheres sao mais cautelosas no transito bhminas corretora de seguros

As mulheres são mais cuidadosas com os veículos

Enquanto os homens tendem a estacionar o carro em locais mais perigosos e, muitas vezes, não têm paciência para procurar um estacionamento, as mulheres já agem de forma diferente. Para elas, é fundamental escolher um local melhor para guardar o automóvel, principalmente levando em conta um estacionamento de confiança.

Todos esses fatores comportamentais, tanto do sexo feminino quanto do masculino, influenciam diretamente na composição do valor do seguro automóvel, além de uma série de outras questões como o modelo do carro, idade do veículo, idade dos condutores e o número de pessoas que utilizarão o automóvel.

Agora já não é mais novidade para você de que o seguro veicular é mais barato para mulheres, pois sabemos que, de modo geral, elas são mais cuidadosas e se expõem menos aos riscos. E você é mulher, leitora do nosso blog, o que acha de aproveitar que o seguro para você é mais barato e fazer um orçamento conosco?

Acesse nosso site e faça a simulação do seu seguro!

Este artigo foi útil? Avalie-nos : )

(31) 3658-7440